sábado, 4 de maio de 2013

Moinho da Gaga



O Moinho da Gaga, cuja localização se encontra assinalada na Carta Militar, está situado na freguesia de Muge, concelho de Salvaterra de Magos. Contudo, parace-nos que serviria essencialmente a população de Foros de Benfica (concelho de Almeirim), e não tanto aquela onde se encontra, do ponto de vista geográfico. Tanto mais que este engenho aparece mencionado na Carta Arqueológica do Concelho de Almeirim.


Situado na cota dos 50 metros de altitude, este seria um moinho de vento de torre fixa, de capelo rotativo e tração por sarilho. Tanto mais que ainda são visíveis as argolas por onde este passaria, apesar de todo o demais aparelho ter desaparecido. Possivelmente teria três pisos, pois são ainda visíveis marcas do sobrado nas paredes interiores.


Aspeto algo curioso, que não poderíamos deixar de notar, é o seu exterior em silharia. Contudo, por esta ser em tijolo, assim como pela tração por sarilho, não o poderemos deixar de considerar um moinho muito mais próximo ao saloio que ao serrano. 




Sem comentários:

Enviar um comentário